segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Quem são as mulheres de Cindy Sherman?


por Mayara Schneider

em 19 de novembro de 2013



Untitled Film Stills #3
            Untitled Film Stills é uma série fotográfica da artista norte americana Cindy Sherman. Produzido no período de 1977 à 1980, o trabalho consiste em 69 imagens preto e branco, impressas em papel gelatina, no tamanho aproximado de  19 cm x 24 cm. Nelas Sherman se retrata vestida de personagens criados e encenados em ambientes que lembram cenas de um filme. Esta é considerada uma de suas realizações mais importantes e foi responsável pela consolidação de sua carreira internacionalmente. No Brasil, uma seleção desta obra foi apresentada no pavilhão da Bienal no ano de 2011, junto com seus trabalhos mais recentes em uma sala exclusiva. A exposição, chamada Em nome dos artistas, propôs exibir os maiores representantes da arte norte-americana contemporânea. Desde dezembro de 2005, a série completa pertence ao MoMa, sendo portanto, preservada sua identidade como um todo.

            As fotografias tem como elemento principal uma figura feminina única como se pode ver em Untitled film Stills #3, deslocada à direita, e Untitled film Stills #21,  onde ocupa um espaço central. Em ambas está representada entre o plano médio e o primeiro plano; tanto na linguagem fotográfica quanto cinematográfica estes enquadramentos mostram um único sujeito recortado pela região do quadril à cabeça e pela região do ombro à cabeça. A segunda parte da composição é o fundo da imagem, sendo os planos aproximados da protagonista tanto no ambiente urbano (#21) quanto no ambiente doméstico (#3). Outro ponto a ser observado são os objetos secundários e o próprio fundo que aparecem na composição levemente desfocados. Estes traços suaves bem como a escala de cinzas permitem que a figura principal se destaque com pouco contraste num jogo de luz e sombra em que se vê o conteúdo com clareza e tem-se a sensação de unidade.
           
Untitled Film Stills #21
Nas duas obras selecionadas, as personagens olham para fora do quadro sugerindo outras pessoas, objetos ou situações que não se pode observar dentro do recorte. Este recurso ativa o imaginário e permite que uma história possa ser inventada por cada um dos espectadores, fazendo com que se construa imediatamente um sentido próprio. Esta sensação é reforçada através do reconhecimento da personagem como uma mulher possível, onde a identidade de Sherman se dissolve e dá lugar à uma heroína anônima. Carregada de clichés, como a linguagem corporal, a expressão facial e o drama, fica clara a suspensão do tempo de uma narrativa que começou e continuará além do momento da imagem fotografada, passando a impressão de um trecho especialmente selecionado de um filme ou de uma telenovela. Sua textura granulada, similar a uma impressão de jornal, de fato faz lembrar a fotonovela, a qual a artista buscou inspiração para a realização do projeto.          

             Existem diversas outras configurações entre planos e essas personagens femininas ao longo da série, sempre retratadas como figura única e principal, recortadas de um tempo ativo e em sintonia com o plano de fundo.
            
             O título Untitled Film Stills evoca duas questões: a primeira é a ideia do fotograma, que se caracteriza por uma imagem individual de um filme e portanto pode se relacionar com a produção cinematográfica. Outra questão é o uso da palavra Untitled (Sem título) e o uso de números para diferenciar as fotografias entre si. Este ponto é esclarecido por Sherman, que diz evitar colocar títulos nas imagens para preservar a sua ambiguidade.
            
             Toda a produção da obra é realizada pela artista que assume as funções de câmera, modelo, maquiadora e figurinista. Assim como Cindy Sherman representa os muitos papéis figurados em suas imagens: a dona de casa, a atriz, a bibliotecária. Estaria ela tentando representar os diversos papéis sociais existentes em cada pessoa?
            
             Cindy afirma ter tido o hábito de quando criança se vestir e inventar mulheres que ela só podia ser no mundo da fantasia. Pode-se compreender este tempo de fantasia com o tempo de duração do trabalho, este dividido entre: o momento limitado da produção e o de permanência através do registro. A obra tem um grande impacto e perdura ao permirtir que um desejo seja materializado através de um fotograma que registra os fragmentos por vezes ocultos em cada indivíduo.

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