sábado, 14 de julho de 2012

150 anos de Gustav Klimt





Eu sou um pintor que pinta dia após dia, 
de manhã até a noite... 
quem quiser saber alguma coisa sobre mim... 
deverá olhar atentamente minhas pinturas.”
Gustav Klimt





Há exatos 150 anos, em 14 de julho de 1862, nascia em Baumgarten, nas proximidades de Viena, Gustav Klimt, filho do gravador profissional Ernst Klimt e de Anna Finster, uma malsucedida performista musical, sendo o segundo numa linha de sete irmãos. Devido a dificuldades financeiras a família mudava constantemente de endereço a fim de minimizar os custos, o que não conseguia evitar a pobreza em que viviam.
Aos catorze anos de idade Klimt passou a frequentar a Escola de Artes e Ofícios de Viena, onde já se destacou, junto com seu irmão Ernst e o amigo Franz, pelo talento. À época, seu estilo era influenciado pela obra de Hanz Makart.
A partir de 1880 os três auxiliavam os professores na pintura de murais, o que levou Klimt a iniciar uma prestigiosa carreira como pintor histórico, em que decorou inúmeros murais de instituições públicas. Em 1888 foi condecorado pelo imperador Franz Josef I, da Áustria, pela sua significativa contribuição na decoração do Teatro Nacional.
Entre 1891 e 1897 Klimt foi filiado à Sociedade Cooperativa dos Artistas, uma associação que oferecia garantias aos artistas, mas que era conservadora demais, o que o levou a fundar junto com outros membros a Associação dos Artistas Visuais Austríacos, mais conhecida como Secessão, que com sua revista Ver Sacrum desempenhou um papel fundamental na difusão dos preceitos do modernismo, com a diferença fundamental de não enquadrar a arte em escolas e movimentos, mas buscar uma integração – não é sem razões que Klimt pode ser associado tanto ao Simbolismo quanto ao Art Noveau. Este esforço foi apoiado pelo governo que providenciou um espaço para que o grupo expusesse o trabalho de jovens artistas locais e de grandes artistas estrangeiros.
O grupo elegeu como símbolo Pallas Athena, Deusa Grega das causas justas, sabedoria e dos artistas, pintada por Klimt em 1898, em um estilo próprio e já bastante radical.
Pallas Atena, 1898
Em 1899 Klimt foi convidado a decorar a sala de música de Nikolaus Dumba, um rico industrial, confirmando a boa fase em sua carreira.
Filosofia, 1900
No mesmo ano, Klimt definiria seu estilo com a obra Nuda Veritas, em que consta na parte superior a inscrição da seguinte frase de Schiller: “Se você não pode agradar a todos com sua arte, agrade a poucos. Agradar a muitos é ruim.” Este mote o perseguiria por toda a vida, pois, deste momento em diante, poucos compreenderiam sua obra.
Em 1900 ao apresentar, Filosofia, o primeiro de uma série de três trabalhos pelos quais foi comissionado para decorar o Hall da Universidade, obteve o desprezo do público e da crítica. Mal-estar que se agravaria ao mostrar os seguintes, Medicina e Jurisprudência, gerando um processo impetrado pelo congresso que resultou na sua incriminação por pornografia e perversão excessiva.
Depois disso, ele resolveu nunca mais aceitar trabalhos oficiais, pois barravam sua liberdade criadora. Dedicou-se a seguir apenas seus próprios padrões e não se intimidou nem um pouco com a péssima receptividade que suas obras alcançavam, ao invés, optou por mostrar o traseiro a seus críticos, com a obra Goldfish, que segundo dizem iria se chamar A meus críticos.
Goldfish
Por volta de 1906 ele inicia sua fase dourada – apesar de seu prenúncio datar de sua Palla Atenas -, e recupera a aceitação da crítica, sendo reconhecido como um grande artista. Durante este período o artista passa a ver os ideais apregoados pela Secessão como uma utopia ultrapassada e decide abandonar o grupo. Sua fase dourada termina no final da primeira década do século XX, quando ele entra em contato com o expressionismo e com a obra de Toulouse-Lautrec.
Klimt faz uma perfeita união de elementos da arte tradicional e moderna, aproveita-se de elementos da antiguidade egípica e da era bizantina. Arte e decoração se fundem. Sua obra é um compêndio que ganha vida e se transforma em algo absolutamente original.
Sua maior contribuição, no entanto, foi a sexualidade na arte. Suas obras exalam sedução e erotismo sem, contudo, apresentarem a carga pornográfica que lhe foi atribuída no final do século XIX. Seus quadros são povoados por mulheres longilíneas, etéreas e autosuficientes, normalmente em poses sedutoras habitantes de um mundo repleto de símbolos associados ao sexo e à reprodução, como sêmen, óvulos, pólen e pistilos.
Mesmo ao pintar respeitosos retratos de mulheres, seu tema preferido estava presente, pois como foi detectado ao contato com sua inacabada Noiva, suas modelos eram pintadas nuas e só depois vestidas com tinta (e folhas de ouro quando era o caso).
De forma bem mais contundente que sua pinturas, seus desenhos mostravam a importância dada ao erotismo e à sexualidade feminina. Muitos deles ainda hoje poderiam ser considerados pornográficos. Dizem que seu apetite sexual era inesgotável, e felizmente para nós, se traduziu em um apetite para a arte, resultando em um conjunto de obras que figuram entre as mais belas da história da arte.
Em 6 de fevereiro de 1918, Klimt faleceu vítima de pneumonia epdêmica, deixando 14 supostos filhos, dos quais 3 foram reconhecidos por ele.
Apesar da inconstante popularidade de Gustav Klimt em vida, atualmente é um dos artistas mais venerados e mais caros. Muitos de seus quadros alcançaram postumamente preços milionários, e um deles, o retrato de Adele Boch-Bauer I, foi vendido em 2006 por $135.000.000,00, alçando à época o posto de segunda pintura de maior valor no mundo.



Sites interessantes sobre o astista:

4 comentários:

  1. kra... o klimt é foda!!! e um exemplo de pessoa..rs sem contar que suas mulheres são as mais belas da história da arte

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    1. Sabia q vc ia gostar!! kkkk
      Dizem que o atelier dele vivia cheio de modelos nuas que muito provavelmente eram suas amantes... rs

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    2. tem gente que sabe viver..precisamos de pessoas assim para equilibrar a existência! Deus deve ter olhado do céu e falado.. esse Klimt entendeu a mensagem! hiauhaiuhaiuha

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