quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

POLÊMICA!

Matéria de Adam Sherwin, extraída de Mail Online

O exército de assistentes de Hirst insulta a arte, diz Hockney: ataque do veterano ao receber Ordem do Mérito



   David Hockney criticou Damien Hirst por usar um exército de assistentes para produzir o trabalho que é vendido exclusivamente em seu nome. 

   Em sua primeira declaração pública desde que foi homenageado pela Rainha, Hockney disse que era "um insulto" para um artista empregar outros para fazer suas criações. 

   Ele colocou um cartaz para a sua nova exposição de paisagens na Royal Academy onde se lê: "Todas as obras aqui foram feitas pelo próprio artista, pessoalmente."

   Perguntado por Andrew Marr para Radio Times se isso era uma crítica velada a Hirst - famoso por cobrir um crânio humano com 8.601 diamantes e suspendendo uma vaca e tubarão em formol - Hockney acenou com a cabeça e disse: "É um pouco insultuoso para artesãos, artesãos habilidosos." 

   Nascido em Yorkshire, Hockney, 74, foi um pintor de renome internacional desde os anos 1960, quando ele emergiu como líder da arte pop britânica.

   Ele recusou o título de cavaleiro em 1990, mas acaba de aceitar a nomeação para a prestigiosa Ordem do Mérito. 

   Hirst, 46, também encontrou a fama no mundo inteiro desde que estourou como o enfant terrible do mundo da arte britânica na década de 1990. Mas ele se vangloriou de que muitas das suas spot paintings - linhas de círculos coloridos aleatoriamente - são produzidos por outros, porque ele acha chato fazer o trabalho detalhado.
   Das 300 pinturas a serem expostas em uma grande mostra de Hirst em Nova York na próxima semana, apenas cinco foram produzidos pelo artista.
   Hirst acumulou uma fortuna 215 milhões de libras das suas obras, muitas vezes chocante. No entanto, enquanto ele recebe o crédito, as obras são muitas vezes produzidos por equipes de artesãos trabalhando sob sua direção.
   O crânio incrustado de diamantes, de 50 milhões de libras, que Hirst exibiu em 2007 foi feito para ele pela joalheiros reais Bentley & Skinner.
   A companhia teatral, Props MDM de Londres, ajudou a produzir tubarão empalhado do artista.
   Hockney, visto como o maior pintor britânico vivo, acredita que os artistas devem produzir suas próprias obras.
   Ele disse: "Eu costumava dizer na escola de arte, você pode ensinar o ofício, é a poesia que você não pode ensinar. Mas agora eles tentam ensinar a poesia e não o ofício." 
   Hockney citou um provérbio chinês que diz que para pintar 'você precisa do olho, da mão e do coração. Dois deles não são suficientes". Ele acrescentou: "A outra grande coisa que disse - eu disse isso para Lucian Freud - é, 'a pintura é uma antiga arte dos homens'. Eu gosto disso!"
   Retornando para Yorkshire depois de décadas na Califórnia, Hockney tem trabalhado em seu último show, A Bigger Picture, por mais de três anos. Ela abrange um período de 50 anos para mostrar seu fascínio por paisagens.



E aí!? Hockney, Hirst, ou Não é tão simples assim!?

    



   

3 comentários:

  1. A questão da autoria, assim como todos os parâmetros que costumamos atribuir a uma boa obra de arte estão evaporando... Por isso não é de se espantar que Hirst tenha "terceirizado" sua produção artística..rs Isso é uma esculhambação geral.. lembro de Valéry dizendo que "as idéias de classificação, de conservação e de utilidade pública, que são justas e claras, têm pouca relação com as delícias." - O problema dos museus. Para uma arte soft.. esse Hirst é bem interessante.

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  2. A idéia de autoria começou a surgir no final da idade média, e começou a ganhar evidência com o Renascimento. Mas ainda assim a produção era já era, de certa forma, "terceirizada". Os grandes mestres possuíam em suas oficinas vários ajudantes que pintavam parte de suas obras, como um céu, por exemplo. Rubens, um grande artista barroco, possuía praticamente uma empresa com vários funcionários. Mesmo assim ainda nos questionamos a respeito de autoria. Será "o fazer" que atribui autoria? Mesmo quando Da Vinci já dizia que arte é coisa mental? Mesmo depois de Duchamp reafirmar isso? Mesmo depois de Warhol criar um ateliê denominado Fábrica (The Factory), onde suas obras eram fabricadas em escala, e também com funcionários? Será que arte pode ser o apuro técnico, mas não só isso? Será que ambos, Hockney e Hirst, estão certos?
    Eu adoro perguntas... respostas são tão frustrantes...

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  3. Eu acho que arte pode ser feita em escala industrial, terceirizada, isso, como você mesmo percebeu, é feito a muito tempo. Ambos, Hockney e Hirst são legítimos em suas aspirações, mas como você gosta de perguntas..rs eu acho que uma pergunta boa seria aonde essa prática artística irá desembocar e que tipo de arte se está fomentando com a interação entre o consumo e a produção artística...
    Na minha opinião, arte e consumo desembocarão em um horizonte estéril. Isso não importa, mas é minha opinião..rs

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