domingo, 15 de abril de 2012

Dia do Desenhista!!

Até que enfim!!
Um amigo resolveu colocar pra funcionar a minha idéia para este blog e veio bater um papo comigo...
Com a palavra Renato Debs!


15 de abril, Dia mundial do desenhista. Interessante constatar que, uma data tão pouco difundida – ao menos no Brasil – está vinculada a uma atividade tão importante. Não me refiro tão importante quanto à do padeiro que prepara um dos alimentos mais antigos e populares do mundo, ou como o metalúrgico, cuja habilidade torna possível tantos utensílios e máquinas das quais fazemos uso diariamente, sem poder dispensá-las das nossas vidas. Sem desmerecer estas atividades, o trabalho do Desenhista é simplesmente fundamental para que a humanidade pudesse desenvolver-se e chegar aonde chegou. Mas quase ninguém, fora essa classe discreta, tem ciência disto.

Desde a vida nas cavernas, o homem, antes de desenvolver a língua falada e escrita, já registrava a sua história em desenhos. Um dia, um homem entenderia que, independente das letras e números, o desenho era essencial para enxergar objetos e mecanismos como um todo. O segundo livro da Bíblia - Êxodo – no 31º Capítulo, registra, para a posteridade, o momento em que dois homens – Bezalel e Aoliabe – foram capacitados por Deus com a habilidade do desenho e da estética para produzirem todos os adornos e peças artísticas que comporiam o primeiro templo da história de Israel, o Tabernáculo.
A data remete ao nascimento de Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios que o mundo tem notícia. Dispensaria comentários, além do que, dissertar (muito sucintamente) sobre ele já seria um novo post para este blog. Se ­­­­­­desconhece os seus inúmeros feitos, sugiro que leia o que há disponível no Wikipedia, que já dá um vislumbre muito interessante desse notável desenhista, estudioso, artista e inventor.
Se você não é um(a) desenhista, vou ajudá-lo a entender a complexidade da sua importância, sem demagogias. Inicio sugerindo-o olhar detalhadamente para todo o ambiente ao seu redor, seja um quarto, uma praça, um shopping. Excluindo os seres humanos, animais, plantas ou outros elementos naturais que podem surgir diante de seus olhos, tudo o mais foi concebido, foi inventado, projetado ou tudo isso e ainda mais, revisado e aperfeiçoado. Nada produzido pelo homem surgiu espontaneamente. E, se foi elaborado, há a mão de um desenhista ali. A caneta, o notebook, seus sapatos, seus trajes, a cadeira, o óculos, a bolsa, o relógio, eletrodomésticos, os carros e o avião no céu, mais inúmeras coisas que não daria para citar aqui.
Arquitetos, projetistas, ilustradores, designers gráficos, para web, de embalagens ou de jóias; topógrafos, desenhistas mecânicos, estilistas, storyboarders, quadrinistas, cartunistas, caricaturistas, animadores, Diretores de Arte, desenhistas periciais, militares desenhistas (essas profissões existem mesmo, ok?). São tantos nomes subjacentes, mas todos, essencialmente, são desenhistas (perdoem-me os profissionais não mencionados aqui). O fato é que o desenho está no esteio do desenvolvimento da civilização, da tecnologia, da própria história da Humanidade. E o desenhista, por sua vez, é profissional que dedica seu tempo e intelecto para suprir a voraz demanda humana pelo desenvolvimento, interpretando sonhos e desejos, traduzindo-os em linhas, cotas, contornos, cortes, perspectivas e gráficos, e entregando verdadeiras obras às mãos de quem as lê e dá a forma final.
Desenhista, parabéns pelo dia em sua homenagem! Obrigado pelo seu talento e empenho! “Assinado, a Humanidade”.

Caro leitor, tendo refletido sobre isso, entenda a minha frustração quando alguém me procura – por eu ser um desenhista também- e diz “Aí, você é o cara! Faz um desenho para mim, rapidinho, coisa simples”,como se desenhar fosse tão simples e banal como balbuciar meia dúzia de palavras chulas. Se é tão fácil e rápido, por que não faz você mesmo?, penso.

4 comentários:

  1. É isso aê, Debs! Muito bom e muito obrigado pela participação!!
    Parabéns a todos nós!!

    Ah... e agora com os desenhistas digitais... é só apertar dois botõezinhos, né!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu tenho pena daquele que pensa que desenhar no computador é só apertar 2 ou 3 botões, como me disse um chefe que tive...

      Parabéns por este projeto! O blog "Um pouco de Arte" é muito bom. Precisamos diariamente dessas doses homeopáticas para tirar as nossas mentes desse mundo imediatista em que somos afogados e levar-nos a refletir na nossa existência, como seres pensantes, criativos, capazes de amar e questionar.

      Excluir
  2. kkkkkkkkk detonou!!! vou seguir essa inspiração para o dia do filósofo..rsrsrsrs
    mas ae.. acho que devia ter um post falando sobre o desenho ser uma questão de talento. a maioria das pessoas pensa que arte é para pessoas que nascem desenhando bem.. tipo uau!! vc nasceu com o dom! é claro que tem pessoas iluminadas nesse mundo, enfim, esse tema seria muito fértil neste blog!!!
    a tirinha é perfeita! muito show!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou escrevendo um sobre a visão romântica do artista como um ser iluminado... acho q vou postar ainda essa semana...

    ResponderExcluir